sexta-feira, 25 de maio de 2012

Rodovia Elétrica do Futuro

Testes da Siemens para a "eHighway of the Future", a Rodovia Elétrica do Futuro.
A Siemens apresentou o conceito de "eHighway" no 26º Simpósio Anual de Veículos Elétricos, em Los Angeles.
É um sistema de duas partes, o primeiro envolve a implantação de um sistema de catenária de dois pólos, ao longo de uma ou mais faixas nas rodovias, que serve para os dois sentidos de transmissão de energia elétrica e garante um fornecimento de energia, alimentando o fio aéreo através de subestações.
Os caminhões foram equipados com um novo pantógrafo - a segunda parte do conceito - com um sistema de controle inteligente, que pode se conectar automaticamente a um fio aéreo após a detecção por um scanner embutido, ou ser controlado manualmente pelo motorista. Instalado acima da cabine do motorista, o sistema é feito para ser capaz de detectar a posição relativa do fio de contacto e sobrecarga, para o pantógrafo e contrabalança quaisquer movimentos laterais do camião através do ajuste horizontal. Os caminhões de teste também foram equipados com motores diesel-eléctricos, onde são sempre movidos por um motor eficiente elétrico, mas quando está no modo diesel, o motor do caminhão é usado como um gerador, que por sua vez aciona o motor elétrico. Quando viaja sob alimentação eléctrica, o veículo é conduzido pelo motor eléctrico apenas. A Siemens diz que o motorista não tem conhecimento das transições entre modos de condução.
 

Nenhum comentário: