quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como funciona a economia



SOCIALISMO
Você tem duas vacas ... mas pelas leis do Estado, você dá uma a seu vizinho e fica com a outra.

COMUNISMO
Você tem duas vacas. O Estado toma as duas e lhe dá o leite.

FASCISMO
Você tem duas vacas. O Estado toma as duas e lhe vende o leite.

DITADURA
Você tem duas vacas. O Estado toma as duas e manda te fuzilar.

BUROCRACIA
Você tem duas vacas. O Estado toma as duas, mata uma e ordenha a outra até a morte.

CAPITALISMO TRADICIONAL
Você tem duas vacas. Você vende uma e compra um touro com o dinheiro. Seu rebanho se multiplica e a economia cresce.

CORPORAÇÃO AMERICANA
Você tem duas vacas. Vende uma e força a outra a produzir o leite de quatro vacas. Depois contrata um especialista para analisar por que a vaca caiu morta.

CORPORAÇÃO ESPANHOLA
Você tem duas vacas, mas você tem que pagar tantos impostos, para os políticos manterem o seu ritmo de vida milionário, que você acaba alimentando as vacas com o leite que elas mesmo dão... é a sua ruína.

CORPORAÇÃO JAPONESA
Você tem duas vacas. Cria um modo para elas terem um décimo de seu tamanho e produzir vinte vezes mais leite do que uma vaca normal. Em seguida, inicia uma campanha de marketing global com um desenho animado chamado "VacaMón".

CORPORAÇÃO ALEMÃ
Você tem duas vacas. Através de um processo de re-engenharia faz elas viverem mais de 100 anos, dando-lhes de comer uma vez por mês e ensinando-as a se ordenhar sozinhas.

CORPORAÇÃO ITALIANA
Você tem duas vacas. Não sabe onde elas estão, então decide ir almoçar.

CORPORAÇÃO CHINESA
Você tem duas vacas. Você tem 300 pessoas para ordenha-las.
Você afirma ter pleno emprego e alta produtividade bovina.
Prende o repórter que publicou a verdadeira situação.

CORPORAÇÃO INDIANA
Você tem duas vacas ... Você as adora!

CORPORAÇÃO INGLESA
Você tem duas vacas. As duas são loucas.

CORPORAÇÃO RUSSA
Você tem duas vacas. E você conta e tem 5. Volta a contar e tem 42. Volta para contar novamente e tem 2. Você pára de contar as vacas e vai tomar outra garrafa de Vodka.

CORPORAÇÃO AUSTRALIANA
Você tem duas vacas. Como o negócio está indo bem, fecha o escritório e vai beber algumas cervejas para comemorar.

CORPORAÇÃO VENEZUELANA
Você tem duas vacas. Se você produzir uma grande quantidade de leite, você é um imundo capitalista, sobrinho do Bush e Chávez te mata pessoalmente. Se não produzir leite, você é um traidor e Chávez te mata pessoalmente também.

CORPORAÇÃO SUÍÇA
Você tem 5000 vacas. Nenhuma pertence a você, mas você cobra dos proprietários para armazenar, e depois faz o leite virar pó, coloca-o em latas e vende para todo o Mundo. O pior é que todo mundo vai comprá-lo.

CORPORAÇÃO CHILENA
Você tem duas vacas. As mata e convida todos os seus amigos para um puta churrasco... você vai ficar sem vacas e sem futuro, mas "o que eu comi e dancei" ninguém toma. Então você procura o "Estado" para ajudá-lo.

CORPORAÇÃO BRASILEIRA
Você achava que tinha duas vacas. Elas foram adquiridas via LEASING de 72 meses, então elas são do BANCO. Você achava que com o leite pagaria as prestações e sobraria algum para as despesas, mas com frete caro pela falta de estradas, os impostos em cascata, a burocracia corrupta e todo custo Brasil, no final você não pagou nem as prestações e ainda deve uma fortuna no cartão de crédito e no cheque especial. Você então entrega as duas vacas ao BANCO e entra na fila do BOLSA FAMÍLIA. mas continua feliz, vendo futebol, curtindo o carnaval, as praias e aquela loira gelada.

P.S. As vacas foram arrematadas pela FRIBOI e você ainda tem de ver o Toni Ramos na TV com suas vacas...



Nota: Texto encontrado na internet em espanhol. Traduzi e acrescentei a "Corporação Brasileira", que não tinha no texto original.