quarta-feira, 24 de julho de 2013

Foto da Terra e da Lua, tirada a partir da orbita de Saturno.

Na imagem da Sonda Cassini, a Terra e a Lua aparecem como meros pontos. A Terra de um azul pálido e a Lua um branco puro, visível entre os anéis de Saturno. Foi a primeira vez a câmera de mais alta resolução, da sonda Cassini capturaram a Terra e sua Lua como dois objetos distintos.

Imagens da Terra feitas do sistema solar exterior são raras, porque a partir dessa distância, a Terra aparece muito perto do nosso Sol. Detectores sensíveis de uma câmera podem ser danificadas por olhar diretamente para o Sol, assim como um ser humano pode danificar sua retina.
A sonda Cassini foi capaz de tirar esta foto, porque o Sol tinha mudado temporariamente para trás de Saturno, do ponto de vista da nave espacial e a maior parte da luz foi bloqueada.

Sonda Cassini - Saturno
Sonda Cassini - Saturno
Sonda Messenger - Mercurio
Na imagem da sonda MESSENGER, a Terra e a Lua são menos do que um pixel, mas aparecem muito grande, porque eles estão superexpostas. Exposições longas são obrigados a captar o máximo de luz possível de objetos potencialmente diminutos. Por conseguinte, os objetos brilhantes no campo de visão ficam saturados e aparecem artificialmente grandes.

Sonda Messenger - Mercurio em comparação com a Sonda Cassini - Saturno
Fonte: NASA