sábado, 26 de janeiro de 2008

Boeing ameaça a Airbus com seu gigantesco B-797, a Asa voadora.


A Boeing está desenvolvendo um jato para 1.000 passageiros que poderá mudar a indústria aeronáutica dos próximos 100 anos. O conceito radical que funde asa e fuselagem, foi desenvolvido pela Boeing em cooperação com o NASA Langley Research Center.
O enorme aeroplano possui uma envergadura de 265 pés, 54 pés maior que os 211 pés do 747, e foi concebido para aproveitar os terminais criados para o Airbus A380 (555 assentos) com 262 pés de envergadura.

O novo 797 é uma resposta direta ao Airbus A380 que acumulou cerca de 159 pedidos, mas até o momento não transportou um único passageiro.
A Boeing abandonou a idéia de prolongar a fuselagem do 747, que daria origem ao gigante
sco 747X, em 2003, após detectar o baixo interesse das companhias aéreas, mas continuou o desenvolvimento do 797, trabalhando secretamente em seu Centro de pesquisa em Long Beach
O desenvolvimento do Airbus A380, iniciado em 1999, consumiu até agora $13 bilhões e perde vantagem por conservar o velho estilo tubular, empregado a décadas. Entre as vantagens do novo conceito da asa voadora, estão o aumento em 50% da relação sustentação x arrasto e a redução de peso em 25%, o que o torna 33% m
ais eficiente que o A380.

A maior rigidez da estrutura é outro fator fundamental deste novo conceito, reduzindo a turbulência e gerando menores esforços à estrutura que, adicionado a sua eficiência, dá ao 797 um elevado alcance de 8.800 milhas náuticas ( 16.306km), com seus 1.000 passageiros voando confortavelmente a uma velocidade mach .88 ou 654 mph (1.052km/h), outra vantagem em relação ao A380 de fuselagem tubular com 570 mph (917 km/h).
A data exata para sua introdução é incerta, contudo as linhas de batalha estão claramente delineadas na guerra de altas apostas da supremacia aérea civil.